Cigarro X Exercício – Beneficios sobre o Habito de Fumar

Estudo revela benefícios do exercício sobre o hábito de fumar !!

Estudo da Universidade de Exeter revela pela primeira vez que mudanças na atividade cerebral, induzidas pelo exercício, podem ajudar a reduzir a ingestão de cigarros e ajudar no controle do vício.

Publicado em uma revista de Psicofarmacologia, o estudo mostra como o exercício altera o modo como o cérebro processa informações entre os fumantes, reduzindo assim sua dependência à nicotina. Os pesquisadores usaram a ressonância nuclear magnética funcional (RNMf) para investigar a forma como o cérebro processa imagens de cigarros após o exercício.

O estudo reforça as crescentes evidências de que o exercício pode ajudar a diminuir a dependência à nicotina e outras substâncias. Ele enfatiza os achados de estudos anteriores, que demonstraram que exercícios moderados podem reduzir significativamente a vontade de fumar.

METODOLOGIA: Dez fumantes regulares foram convidados a correr em ritmo moderado durante dez minutos e após 15 horas de abstinência de nicotina. Em seguida realizaram uma RNMf enquanto visualizavam uma série de 60 imagens. As imagens escolhidas conhecidamente estimulam a vontade de fumar. Em uma segunda ocasião, o mesmo grupo foi exposto a mesma RNMf e visualizou as mesmas imagens sem ter empreendido exercício e foram convidados a responder questionários sobre o sua vontade de fumar durante as duas fases do estudo.

A imagens cerebrais captadas pela RNMf mostraram diferenças entre as duas fases do estudo. Sem o exercício físico fumantes apresentaram aumento da atividade em áreas do cérebro associadas a recompensa e prazer, em resposta às imagens. Após exercício não foi observada ativação destas áreas. Os fumantes também relataram menor desejo de fumar após o exercício em comparação com a fase que não praticaram atividades físicas.

Os investigadores não sabem exatamente o que causou a diferença na atividade cerebral após exercício. Uma hipótese é que o exercício melhora o humor (possivelmente através do aumento da dopamina), o que reduz a relevância ou importância do desejo de fumar. Outra possibilidade é que o exercício provoque uma mudança no fluxo sangüíneo para áreas do cérebro menos envolvidas com “antecipação de recompensa” e “prazer” gerado pelas imagens tabagismo.

Este estudo mostrou que o exercício pode reduzir a vontade de fumar de fumantes quando são confrontados com imagens que estimulam o consumo de cigarros.

Os achados do estudo sugerem que o exercício pode ajudar as pessoas a deixar de fumar. Isto reforça o argumento de que o exercício moderado pode ser uma alternativa viável para muitos dos produtos farmacêuticos, como adesivos de nicotina, para pessoas que querem deixar de fumar. A corrida por 10 minutos pode ajudar um fumante deixar o hábito. Existem, claro que muitos outros benefícios de uma vida mais ativa, incluindo uma melhor adequação, perda de peso e melhora do humor.

 

Me envie um email solicitando maiores informações sobre indicaçoes de profissionais , atividade física e alimentação que tenho uma equipe completa para te orientar com o melhor custo beneficio para voce e sua saude!!!!

Otimizando o seu tempo!

Tenham uma otima semana abençoada e fiquem avontade pra comentar e tirar dúvidas

… abraços…

Thiago Martinez
Educador Físico
Diretor Técnico:
www.thiagomartinez.com
Tudo que voce precisa sobre atividade física em um só lugar!