OMS Lança Novas Diretrizes sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou em novembro de 2020 suas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário, com o objetivo de orientar políticas voltadas para a promoção da saúde ao redor do globo.

Segundo a OMS, até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população mundial fosse mais ativa.

No documento, a entidade reforça a mensagem de que “todo movimento conta”, especialmente quando temos milhões de pessoas evitando sair de casa devido à pandemia de Covid-19.

As novas diretrizes recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes

O recado da OMS ganha ainda mais importância diante das estatísticas que revelam uma realidade preocupante:

Um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes simplesmente não praticam atividade física suficiente para ter uma vida saudável!

A OMS estima que isso custe à sociedade US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade.

Mas o que pode ser considerado atividade física suficiente?

É o que veremos a seguir.

Entenda as novas diretrizes da OMS sobre atividade física

Em resumo, estas são as principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a promoção da atividade física e o combate ao sedentarismo:

1. A atividade física é boa para o coração, corpo e mente

A atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo.

A atividade física também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade e melhorar o pensamento, o aprendizado e o bem-estar geral.

2. Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nada

E, quanto mais, melhor!

Para saúde e bem-estar, a OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana (ou atividade vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

3. Todas as atividades físicas contam

Toda atividade física é benéfica e pode ser realizada como parte do trabalho, esporte e lazer ou transporte (caminhada, roda e bicicleta), mas também por meio da dança, brincadeiras e tarefas domésticas cotidianas, como jardinagem e limpeza.

4. O fortalecimento muscular beneficia a todos.

Os adultos mais velhos (com 65 anos ou mais) devem adicionar atividades físicas que enfatizem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas.

5. O comportamento sedentário é prejudicial à saúde.

Pode aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2. Limitar o tempo sedentário e ser fisicamente ativo é bom para a saúde.

6. Todos podem se beneficiar com o aumento da atividade física

Isso inclui mulheres grávidas, puérperas e até mesmo pessoas que vivem com doenças crônicas ou com variados graus de deficiência.

👉 Você pode acessar o PDF do documento (em inglês) com a íntegra das novas diretrizes da OMS sobre atividade física clicando aqui.

 

Promova a atividade física na sua VIDA!

Quer ser mais Saudável, treine! Pois Treinar é mais do que praticar uma atividade física! Treinar é seguir uma organização com instrução adequada , supervisionada por um profissional capacitado e experiente no assunto! Não é brincadeira! Não pode ser banalizado! Deve sim, ser divertido! Mas jamais desmerecido ou desrespeitado! Não brinque com sua saúde, Voce pode mais do que imagina! Conte conosco!

 

Entre em contato agora!

 

Instagram @crossfitdadiva
Facebook @crossfitdadiva
whats app 11 97722-0825

 

 

Thiago Martinez
Head Coach Crossfit
www.crossfitdadiva.com