Dicas para aliviar as dores nas costas durante a gestação

Pernas abertas, com os pés para fora, joelhos dobrados, ombro para dentro e ‘barrigão’ para frente. Esse é o famoso andar de pato, típico das gestantes, principalmente no terceiro trimestre da gestação. Devido as alterações físicas, o eixo e o equilíbrio da mulher precisam mudar e com isso algumas partes do corpo costumam se sobrecarregar.

Como consequência, as incômodas dores na coluna. Segundo estatísticas, aproximadamente 80% das futuras mamães têm esse sintoma.

O ortopedista Dr. Ari Zecker, do Hospital e Maternidade São Luiz, que também é especialista em medicina esportiva, explica que o equilíbrio antes e durante a gravidez são diferentes. “Um dos maiores problemas é o sobrepeso sobre a parte superior da região lombar da coluna que acentua a hiperlordose e causa desconforto.”

Mas, a natureza é sabia. Dr. Zecker esclarece que, nessa fase, o organismo produz um hormônio chamado prostaglandina responsável por ajudar na expulsão do bebê na hora do parto e também por relaxar os músculos e articulações, deixando-os mais maleáveis durante a gavidez. “Assim, as mulheres que antes de engravidar tinham dores sentem-se amenizadas, assim como aquelas que relatam o incômodo apenas após o sétimo mês de gravidez.”

É fato que toda grávida deve evitar o uso de remédios durante as 40 semanas de gestação. Porém, se as dores persistirem o indicado é conversar com obstetra para que ele dê medicamentos que ajudam a melhorar. Entretanto, como já diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar. Para isso, o especialista recomenda a ‘malhação’.

“Praticar atividades físicas é o melhor caminho para prevenção. As mulheres que já estavam ativas antes de engravidar podem optar por ginástica de baixo impacto, fortalecimento e alongamento dos músculos. As que não tinham o hábito podem começar com caminhadas em lugares planos e alongamento, sempre com orientação de um profissional e com o aval do obstetra”, aconselha o médico.

Experimente!

*Use sapatos confortáveis, com bicos arredondados ou quadrados e sem salto, com altura de, no máximo, quatro centímetros.

*Se você trabalha em frente ao computador atenção: coloque nos pés apoio de cinco a 10 centímetros para relaxar a região lombar (pode ser almofada, banquinho ou até caixa de sapato). Sente com as costas eretas, deixe o teclado no meio da mesa para que possa descansar o antebraço e para que não haja a necessidade de fazer a ostentação do punho.

*Na hora de assistir televisão não se esqueça de apoiar a região lombar e fuja de sofás baixos que dificultem o levantar.

*Para dormir vire para o lado esquerdo e coloque um travesseiro entre as pernas.

*Ao realizar tarefas domésticas em pé (lavar louça e roupa ou cozinhar) a grávida deve colocar um dos pés sobre um banquinho de aproximadamente, 20 cm de altura, alternando-os.

*Quando estiver com dor deite em lugar confortável com os joelhos flexionados, formando ângulo de 90 graus e coloque compressas de água morna no local por 20 minutos a cada duas horas.

 

E é claro Pratique Exercícios Físicos Regularmente…se possivel Pilates….

 

Procurando Pilates?

www.dadvastudio.com

Tenham uma otima semana abençoada

 

abraços

Thiago Martinez
Educador Físico
www.thiagomartinez.com
Tudo que voce precisa sobre atividade física em um só lugar