Corredores Aderem ao Pilates, saiba o motivo!

Olá Pessoal , nesta semana a dica vem da Revista Pilates, um clipping comentando dos beneficios do Pilates com a Corrida ,para isso a materia responde a pergunta…

Como os praticantes das modalidades vem tendo suas melhorias?

Durante os treinamentos os praticantes equilibram essa prática não só com dieta mas também em sessões dePilates. A técnica de Joseph Pilates se expandiu a partir da década de 20 e chegou ao Brasil nos anos 90, engana-se quem acredita que os exercícios são leves, o Pilates além de aliviar dores, tensões e evitar lesões, trabalha também equilíbrio, força e resistência.

Pilates é um método que respeita o grau de condicionamento físico de qualquer aluno e, por isso, é possível realizar variações nos exercícios que podem adequar-se para o iniciante, intermediário e avançado, também não tem contra-indicações. No entanto, durante a execução do exercício, consideramos as limitações do praticante.

Os exercícios em uma aula de Pilates visam a qualidade do movimento e, diferentemente da musculação, o número de repetições e o seu resultado não estão relacionados. O fortalecimento da musculatura, juntamente com o controle respiratório profundo realizado no Pilates, também permite uma melhora na postura, o que evita desequilíbrios musculares.

Com o objetivo da melhora do rendimento, técnica na postura do atleta e em prevenção de dores e lesões o acaba se tornando um dos principais diferenciais do treino.

A modalidade é considerada uma importante atividade complementar entre os corredores pelo fato de trabalhar a região do core (conjunto de músculos abdominais e dorsais que controlam o centro de gravidade do corpo), o Pilates protege a coluna com a ação desses músculos consequentemente influencia o posicionamento e movimentação dos membros inferiores e superiores em relação à pelve e caixa torácica.

Na Corrida vamos fortalecer principalmente as articulações que mais sofrem com o impacto que ocorre durante a queda das passadas (tornozelo, joelho e quadril), e com certeza o tronco por conta dos movimentos dos braços que vão influenciar também no desempenho e na postura do atleta.

Pelo fato do Pilates trabalhar o aluno em diferentes bases, é possível desafiá-lo a cada aula e, dessa forma, o controle muscular aumenta progressivamente. Além disso, o método ensina que todos os músculos do corpo devem ser trabalhados em equilíbrio para não sobrecarregar nenhuma área.

Para ter todos os benefícios da modalidade e aprimorar a corrida, é aconselhável praticar Pilates de duas a três vezes por semana.

Bom pessoal , por hoje é só , espero ter contribuido com o comentario destas modalidades que tanto gosto e pratico!

Abraços a todos e fiquem na paz…

Tenham uma otima semana abençoado!

Thiago Martinez
Educador Físico
www.thiagomartinez.com
Tudo que você precisa sobre atividade física em um só lugar