Como funciona a Acupuntura?

acupuntura

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo a Dra. Maria Dolores Fisioterapeuta Especialista em  Acupuntura , é uma terapia complementar oriental que trabalha a força vital através de pontos específicos denominados meridianos.
Esta terapia diz, nosso corpo possui um fluxo de energia (Qi), que, ao ser interrompido, interfere no equilíbrio do corpo. Com a perda do equilíbrio, conseqüentemente, surge a doença.

O terapeuta trabalha este fluxo de energia vital através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrá-lo. Estes pontos podem ser estimulados também por pressão ou calor.

Muitas vezes apresentamos sintomas, e na busca da causa destes sintomas não é diagnosticado nada, porém o paciente continua a sentir determinado desconforto. Na medicina chinesa a causa destes sintomas pode estar relacionado ao desequilíbrio energético e neste momento a acupuntura pode intervir ajudando o paciente a voltar ao seu estado de equilíbrio energético aliviando e/ou cessando tais sintomas e prevenindo possíveis agravos em sua saúde. Portanto, saúde é o equilíbrio físico, emocional e social do individuo.

Embora seja um tanto difícil manter este equilíbrio e manter  uma saúde perfeita, pois muitas de nossas doenças são causadas por nos mesmos, pois a alimentação inadequada, respiração inadequada, falta de atividade física, estresse mental, excesso de trabalho, tudo isso propicia nosso desequilíbrio físico, mental e energético e exatamente neste ponto que a acupuntura interage para melhorar nossa qualidade de vida e saúde. Os efeitos sentidos após o tratamento da acupuntura como relaxamento, bem estar, alivio da dor, tensão, já fazem com que o paciente saia da sessão mais equilibrado e conseguindo pensar um pouco mais na importância de se cuidar para ter uma melhor qualidade de vida.  

Esta terapia complementar tem seus efeitos reconhecidos na medicina ocidental, entretanto, o tratamento tradicional não deve ser substituído por esta sem o conhecimento e consentimento médico. Seus efeitos benéficos atuam de forma complementar e não substitutiva. As pessoas que fazem tratamento médico devem sempre comunicar ao seu médico qualquer que seja o tratamento complementar que estiver realizando.

 

 

Thiago Martinez
Educador Físico

Especialista em Correção Postural
www.thiagomartinez.com