Benefícios da Dança:Saúde física e mental-Parte II

Continuando a matéria da semana passada…

Os principais estilos que aprendemos quando iniciamos a prática de dança de salão são:

    • Bolero
      É um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu na Espanha, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento.  Podendo queimar de 144 a 258 calorias em uma hora (aproximadamente).
    • Forró
      É a dança de origem nordestina com influências holandesas. Tem um ritmo muito alegre e divertido.  Podendo queimar de 288 a 576 calorias por hora (aproximadamente)
    • Samba de Gafieira
      É a marca do Brasil, um dos ritmos prediletos do carioca e do paulista. Pode-se queimar 264 a 600 calorias por hora (aproximadamente).
    • Soltinho
      É um gênero muito divertido e é a mistura de alguns ritmos como swing, fox e outros, também pode ser praticado em uma grande variedade de estilos musicais. Podendo queimar de 264 a 600 calorias por hora (aproximadamente)
    • Tango
      Nasceu em Buenos Aires, hoje atualmente existem três tipos de Tango: o estilo Internacional, o estilo Americano e o estilo Argentino. Sua principal característica são os movimentos de pernas tanto da mulher como do homem, sem sombra de dúvidas é um dos ritmos mais sensuais que existe. Pode-se queimar de 250 a 368 calorias em uma hora de prática. (aproximadamente)
    • Salsa
      É um ritmo latino, muito alegre e praticado em todo Brasil. Pode-se queimar de 250 a 600 calorias por hora, (aproximadamente)

Todos os estilos citados a cima recrutam muito a musculatura estabilizadora do quadril, musculatura abdominal e dorsal para manter a postura na dança. Salsa, samba, forró e soltinho dançados com a cadência da música mais rápida exige mais ainda da musculatura dos membros inferiores do corpo, por conta da necessidade de movimentos mais rápidos e explosivos dependendo o ritmo da música.

Principais dicas para quem deseja começar a dançar?

  • Selecione o estilo da dança que você gostaria de realizar.
  • Participe workshops de dança ou veja alguns vídeos de treinamento pela internet.
  • Separe pelo menos 1 dia na semana para a modalidade escolhida, depois aumente se for o caso.
  • Mantenha a orientação do professor sempre, é ele que sabe até onde você pode chegar!
  • Não se preocupe se você não pode dominar as técnicas de dança a coordenação é algo que com o tempo você adquiri.
  • Se solte…não tenha medo ou vergonha.
  • Dance lento ou dance rápido – não há regras. A dança é muito bacana, experimente por algum tempo deixar o seu corpo ser levado e você verá o resultado por si mesmo.

O passo mais difícil a dar para todos que tem vontade de dançar é o de entrar em uma sala de aula. Muitas vezes temos o desejo de dançar mais às vezes ficamos somente na vontade por que não damos esse passo!

Se o professor tiver uma boa didática qualquer ritmo se torna fácil de aprender.

Contra-indicações:
Não
existem, exceto quando a pessoa tem alguma patologia específica que impeça a prática da atividade física.

Quanto tempo semanal a pessoa deve dançar para favorecer a saúde?

Quanto mais, melhor, mas de 2 a 3 vezes por semana é o ideal se a pessoa quer ver um resultado rápido e ao mesmo tempo, suficiente para a melhora da percepção corporal e satisfação pessoal.

Agora que você já tem um breve conhecimento do assunto , inicie já suas aulas!

Venha nos conhecer…

E experimentar nosso método de ensino dançante…

acesse:

www.dadvastudio.com

Tenham uma ótima semana abençoada

 

abraços

Thiago Martinez
Educador Físico
www.thiagomartinez.com
Tudo que você precisa sobre atividade física em um só lugar