Benefícios da Dança:Saúde física e mental-Parte I

Os estudiosos comprovam que dançar ajuda na tonificação muscular, na melhoria da flexibilidade, espanta o estresse, ajuda na perda de peso, no controle do colesterol e no condicionamento físico. Além de ser um ótimo exercício para estreitar relacionamentos, combater a depressão, promover a diversão e aumentar a disposição e auto-estima das pessoas.

E foi com este intuito que fiz uma enquete e breve relato com o colega e parceiro profissional Caito Jr.

O professor Caito Jr, como educador físico e professor de dança de salão tem a percepção que o maior benefício está voltado para os casais.

Por quê?

Devido ao fato de que quando os casais iniciam a prática da dança de salão eles se deparam com um contexto onde eles têm que de fato ser um só dependendo exclusivamente um do outro, essa é a dinâmica natural da dança.

Se existir independência tanto do homem como da mulher enquanto se dança, os dois não (irão)vão se entender  no salão e a dança não vai fluir de forma satisfatória para ambos.

O grande desafio não está em aprender um passo complexo, mais sim em aprender a depender do outro enquanto se dança.

Essa simples verdade que eu estou expondo a vocês que estão lendo esta matéria faz toda a diferença assim na dança como na vida de um casal.

Hoje em São Paulo o número de divórcios cresceu 150%, muitos podem dizer vários motivos do por que das separações. “Professor eu casei com a pessoa errada”, “você não conhece minha mulher”, “você não conhece o meu marido”, culpam até Deus”.

Mais a verdade é uma só, quando a independência predomina no casamento o relacionamento se torna desgastante e a solução rápida que as pessoas buscam para o problema é o “divórcio”. Infelizmente é isso que acontece!

A dança de salão hoje está sendo utilizada em alguns lugares do mundo como uma ferramenta para terapia de casais, isto é possível por que um casal quando se dispõe a fazer aulas de dança de salão, a questão de aprender o passo é o de menos, eles na realidade estão desenvolvendo uma atividade onde eles estão aprendendo a depender um do outro e a entrar em sintonia na pista de dança refletindo assim na vida do casal.

Acontecimentos deste tipo têm sido freqüentes em minhas aulas, não vejo a dança de salão como uma solução para o divorcio porem, vejo como uma ferramenta fundamental para restauração da vida a dois.

Semana que vem continuamos com o assunto , dança para casais e damos sequencia com os estilos básicos e dicas para quem quer iniciar a pratica..

Não perca!

Venha nos conhecer…

acesse:

www.dadvastudio.com

Tenham uma otima semana abençoada

 

abraços

Thiago Martinez
Educador Físico
www.thiagomartinez.com
Tudo que voce precisa sobre atividade física em um só lugar