Alongamentos… Por que Faze-Lôs?

Quem nunca fugiu dessa prática antes ou depois do treino de atividade física?  

 

 

                Os alongamentos podem ser realizados nas mais variadas circunstâncias, sejam pela manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

               Os alongamentos são de grande importância, pois aumentam e mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e aquecendo-os antes da atividade física e eliminando a tensão depois dos exercícios.

São essenciais para as pessoas que correm, praticam ciclismo, musculação ou outros exercícios, e para pessoas que ficam muito tempo sentadas trabalhando com computador. Estas atividades provocam tensões musculares e inflexibilidades, de modo que os alongamentos realizados com regularidade podem evitar lesões ocasionadas pela prática ou falta de exercícios físicos.

Alguns dos efeitos do alongamento são:

·         melhora da flexibilidade;

·         redução de tensões musculares;

·          relaxamento;

·         melhoras na coordenação;

·         prevenção de lesões;

·         facilidade nas atividades de vida diária

·         e melhora da circulação.

             O alongamento deve ser feito de forma lenta e sem tencionar o músculo, em uma posição confortável, que deve permanecer por no mínimo 20 segundos, mantendo uma respiração lenta e controlada.

 

 logook11

Thiago Martinez
Educador Físico

Especialista em Correção Postural
www.thiagomartinez.com